Olá Rainha.
Criei essa hashtag #modaconsciente aqui no blog, pois estou ultimamente em contato com conteúdos muito bons sobre como funciona o sistema comercial da industria da moda e como o marketing entra nesse segmento fazendo com que as pessoas comprem, comprem cada vez mais sem ter necessidade de adquiri-lo. Eu passei a ser mais consciente e diminui a frequência que eu costumava a comprar por exemplo como toda mulher que trabalha e recebe o pagamento mensal sai a caça de roupas na moda para trabalhar ainda mais linda contudo devemos repensar e começamos desde ponto:
Vivemos um grande dilema: separar o ‘precisar’ do ‘querer’. Esses dois quesitos, muitas vezes, viram um só em nossa cabeça. Por exemplo, quando admiramos uma vitrine cheia de novidades logo pensamos: Quero tudo!
Mas parando pra pensar um pouco, realmente precisa?
Estamos na era do consumismo exagerado e desenfreado que vem desde a infância, quando as mães fazem toda vontade e não se negam a comprar para seus filhos ou se você vem de uma realidade um pouco mais parecida com a minha que os meus pais não tinha condições de me dar tudo que eu queria mas quando comecei a trabalhar, a querer viver no mundo da moda o meu consumo aumentou de uma maneira desenfreada eu queria o óculos fashion daquela blogueira, eu queria uma peça com essa nova tendencia sempre buscando mais.
O consumismo exagerado, não é só ruim para seu bolso, mas para o planeta. Estima-se que as pessoas consumam 20% a mais em recursos naturais do que a Terra consegue renovar.
Temos que tomar consciência de que tudo que compramos é proveniente do planeta e que ele precisa de um tempo para conseguir nos fornecer. Assim como precisamos dormir para reabastecer as energias, o planeta precisa do seu período de reabastecimento natural.
Precisamos parar de nos iludir com prazeres imediatos, esquecendo valores, que não se compram em lojas nem se adquirem a prestações.
Faça uma limpa no guarda-roupa. Quando você tira um tempo para arrumar o guarda-roupa é que encontra muita coisa que está em bom estado, mas às vezes não usa porque está escondido no fundo do armário.
E quanta coisa dá para aproveitar! Renovar seu guarda-roupa inteiro com suas antigas peças, alguns ajustes, umas customizações, tingir peças manchadas, renovar as peças de couro que já estão mofadas. Enfim, são inúmeras as possibilidades.
É isso que eu vou começar a abordar no canal customização com material reciclável, e customização de roupas o que vocês acham? Que tal? Um novo modelo de adquiri a moda sustentável.
Pensar consciente faz nosso mundo melhor.
Coisa que eu mais aprendi depois que eu comecei a cursar moda foi a ter um consumo mais consciente de roupa. Nunca fui de comprar muitas peças, mas hoje em dia só compro algo se eu realmente for usar e precisar. E sempre que alguma peça não me serve mais, já coloco para doação ou reaproveito criando outra, coisa que mais amo fazer.
ResponderExcluirAdorei teu post falando sobre isso, é algo raro de se ver aqui na blogosfera.
Beijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page
Olá Cá, sério tu cursa moda? Menina a gente precisa trocar figurinhas hahaha. Nos dias atuais é difícil manter o controle e manter a decisão de comprar somente aquilo que vamos usar porque as tendencias estão ai, marketing e publicidade andam coladas para fazer todos comprarem mas de qualquer modo eu acho muito mais legal customizar uma roupa do que comprar uma nova sabe? Obrigada Cá eu pretendo colocar muitas outras coisas legais pois essa mudança foi interna em mim e quero compartilhar com vocês! xoxo
Excluir